top of page

Conheça a magia de São Thomé

  • Foto do escritor: Anhembi Digital
    Anhembi Digital
  • 14 de nov. de 2018
  • 4 min de leitura

Mergulhe entre cachoeiras, grutas, mirantes e lendas que englobam os mistérios de São Thomé das letras

Por: Ingrid Gouvea; Maria Laura Novaes; Sabrina Rodrigues; Thais Carvalho; Vitória Longobardi






Conhecida por ser um local de poder, onde a energia é contagiante e a paisagem natural exuberante, São Thomé das Letras é um município mineiro com aproximadamente 6.800 habitantes. Localizado a 1.440 metros acima do nível marítimo, é considerada a segunda cidade mais alta do Brasil, perdendo apenas para São Joaquim, no Rio Grande do Sul.

O nome da cidade surgiu baseado em uma lenda que conta a aparição de um homem iluminado a um escravo fugido, que lhe entregou uma carta e proporcionou sua libertação. Impressionado com a caligrafia do texto, o dono do escravo vai até à caverna para procurar o homem que o havia escrito, e encontra em seu lugar uma imagem de São Thomé. Este encontro motivou a construção da igreja matriz da cidade, que serve para abrigar a estátua até hoje.


  • Os mistérios

A cidade atrai muitos turistas pela sua atmosfera mística, pelo cenário e pelas inúmeras lendas, entre elas a Gruta do Carimbado, considerada um portal dimensional intraterrestre (Teoria da Terra Oca) e hipoteticamente ligada a cidade de Machu Picchu no Peru, sendo responsável pelo desaparecimento da civilização inca. Outro personagem lendário é Chico Taquara, curandeiro residente das grutas da região. Ele ficou conhecido por falar com os animais e realizar feitos milagrosos, e seu desaparecimento misterioso é ligado a um portal dimensional. Sua história ganhou tamanha proporção que foi homenageado com uma estátua no centro da cidade e o nome de uma gruta no local.

Próxima a Gruta do Carimbado, uma curiosidade inusitada é a Ladeira do Amendoim, onde o magnetismo energético é tão forte que carros com motores desligados podem ser vistos subindo a ladeira. A mesma sensação acontece com quem anda pelo local. Outra teoria afirma que o que acontece é, na verdade, uma ilusão de óptica, que nos faz enxergar uma subida ao invés de uma descida.


  • A paisagem encantada

São Thomé é repleta de pontos turísticos, como a Cachoeira da Lua, que ganhou esse nome devido ao fato de que na fase de lua cheia o local fica encantado, com o reflexo do satélite sobre as pedras e suas águas cristalinas. Há também o incrível Vale das Borboletas, que possui duas quedas d´água, com uma pequena toca cheia de samambaias em volta. Em determinadas épocas do ano ou quando está muito sol, é possível avistar dezenas de tipos de borboletas.

Um dos pontos turísticos mais visitado é a “Pirâmide”, localizada no mirante principal da cidade. O monumento é uma construção em forma piramidal com várias janelas e portas, sendo alinhada à constelação de escorpião.


Cachoeira Vel de Noiva


  • Para quem quer visitar

A fama da cidade faz sucesso entre os jovens. Arielle Silva, estudante de 19 anos, conta que ao ouvir falar das histórias e das cachoeiras se interessou pelo lugar. Em 2017, em uma viagem com os amigos, ela pôde desfrutar dos encantos de São Thomé. Os seus lugares preferidos na cidade são o Vale das Borboletas e o Mirante. “A energia de lá é completamente sensitiva. Assim que cheguei senti que as pessoas são diferentes”, recorda.

Além de ser uma experiência interessante, a estudante também diz que viajar para São Thomé é acessível, e que no geral os passeios, os restaurantes e as bebidas não são tão caros comparados a outros pontos turísticos. Planejar a viagem e conhecer todas as cachoeiras são dicas que Arielle deixa para aqueles que desejam conhecer a cidade.

Atualmente, existem várias agências de viagens que disponibilizam pacotes diversificados para a cidade, que podem variar de R$250 para campings a R$300 para quartos compartilhados, ambos incluindo a passagem em um fim de semana. Além das excursões, você pode se hospedar em hostels, pousadas, chalés e campings. Para os aventureiros, São Thomé das letras é o lugar perfeito para um “mochilão”, onde você pode conhecer e desvendar os mistérios da cidade e ter maior contato com a natureza. Algumas opções:

o Pousada Recanto do Sossego;

o Pousada Shangrila;

o Camping São Thome;

o Camping Xamã;

o Sumé Hostel.


  • São Thomé e o mundo

A aura exotérica de São Thomé faz com que seja comparada com diversos lugares místicos ao redor do globo, entre eles Uluru, monólito (pedra de enorme dimensões) localizado na Austrália, portador de lendas e raízes aborígenes; Ilha de Pascoa, no Chile, com estátuas ancestrais que protegem a região; As Pirâmides de Gizé, no Egito, as quais possuem origem misteriosa pela tecnologia avançada para a época utilizada em sua arquitetura; Chapada dos Veadeiros, também do Brasil, localizada acima de uma gigante placa de quartzo; Machu Picchu, no Peru, ambas localizadas no Paralelo 14; e o Caminho de Santiago, na Espanha, onde milhares de peregrinos presenciaram milagres durante o percurso.


  • Na Literatura

A história e os mistérios da cidade foram registrados no livro “São Thomé das Letras e o Mundo Subterrâneo”, de Oriental Luiz Noronha. A obra é um ótimo guia turístico e retrata as centenas de lendas que envolvem o local, além de também possuir e filosofias baseadas no processo da evolução humana e espiritual.


Comentários


bottom of page