Mamma mia a la San Gennaro!!
- Anhembi Digital
- 16 de out. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de nov. de 2018
A festa de San Gennaro ocorre todos os anos no Bairro da Mooca em São Paulo e atrai público de todos os lugares para provar o melhor da culinária italiana
Por Ana Carolina Tomé Rocha, Ana Milena Rocha, Giovanna Cunha e Ícaro Santos.
Galeria de fotos por Ana Milena Rocha.
Os Italianos começaram a deixar seu país de origem em meados do século XIX por motivos econômicos e socioculturais. Neste período, o Brasil por ser um país grande e oferecer novas oportunidades acabou sendo um dos lugares que mais recebeu ítalos no mundo. Hoje o número de descendentes italianos chega a 30 milhões de acordo a Fondazione Migrantes. Graças a isso cidades como São Paulo ganharam bairros como o Brás e a Mooca, locais de aglomeração de descendentes italianos.

Neste locais na cidade de São Paulo, festas, como a de São Vito no Brás, Nossa Senhora Achiropita no bairro do Bixiga e San Gennaro, na região da Mooca, se tornam eventos anuais que contam com um grande número de público ultrapassando a presença dos ítalo-descendentes e contando até mesmo com pessoas de outras origens.
Visitamos a festa de San Gennaro e vivenciamos de perto essa celebração da culinária italiana. Logo na entrada das ruas San Gennaro e Lins onde ocorre a festa, já é possível ver bandeiras com as cores Italianas enfeitando a passarela. Brinquedos infláveis são a atração para crianças, tendas com diferentes comidas típicas da Itália preenchem a rua exalando o aroma dos alimentos. Música típica toca por alto falantes, criando uma atmosférica amigável, o cheiro de molho de tomate se destaca no ar, enquanto famílias inteiras conversam, divertem-se e degustam da culinária.
"MACARRÃO!!"

Entre os alimentos o destaque vai para o macarrão, o prato mais procurado pelos visitantes de acordo com Miguel Eduardo Dias, um dos responsáveis pela organização da festa. O espaguete (confira os valores na tabela) vem servido em um pote de isopor, com bastante molho e queijo, a massa bem cozida se mistura perfeitamente bem com o molho de tomate natural. Além do macarrão a pizza também é uma das receitas mais solicitadas. Os sabores disponíveis são calabresa e mozarela e podem ser adquiridos em fatias ou inteiros, o recheio mistura com a massa, formando uma boa combinação de sabores. Pratos como a fogazza são menos procurados como foi possível observar, mas não menos deliciosos, a massa é frita e é preenchida por mozarela ou calabresa, é como um pastel a moda italiana. Tudo pode ser acompanhado com um delicioso vinho suave.

Para a sobremesa o destaque fica com o cannoli, uma massa doce e frita em forma de cano, recheada com creme de ricota, que é perfeita para encerrar uma noite de comilança e diversão.
O tempo vai passando e a Mooca, com um ar italiano, não dá sinal de cansaço, a noite segue com toda a força entre risadas, brincadeiras e comida.
A festa existe há 45 anos e em 2018 ocorreu de 8 de setembro a 7 de outubro , a partir das 18h.
Cobertura da festa:
Receitas populares
Os festivais italianos são populares não somente por apresentar a cultura, como também por trazer comidas típicas da Itália para o Brasil. Na festa de San Gennaro, os alimentos mais requisitados pelos visitantes foram as massas e as sobremesas famosas como as tortas doces e o cannoli. Confira abaixo algumas receitas que fizeram parte do evento.
Cannoli
Receita por Gshow
Ingredientes da massa:
1 kg de farinha de trigo de boa qualidade
1 colher (chá) de sal
300 ml de água
Ingredientes do recheio:
· 1 1⁄4 kg de açúcar
· 1⁄2 kg de farinha de trigo
· 3 litros de água
· 1 colher (café) de corante amarelo ouro
· 100 ml de essência de baunilha (½ xícara de chá)
· Açúcar para polvilhar
Modo de preparo da massa:
Em uma tigela coloque 1 kg de farinha de trigo, 1 colher (chá) de sal e misture. Adicione, aos poucos, 300 ml de água, misturando com as mãos até formar uma massa homogênea (nem dura e nem mole). Deixe descansar a massa por 20 minutos.
Modo de preparo do recheio:
Em uma outra tigela coloque 1 1/4 kg de açúcar, ½ kg de farinha de trigo, misture bem até formar uma farinha homogênea e reserve. Coloque em uma panela 3 litros de água e leve ao fogo médio até ferver. Adicione 1 colher (café) de corante amarelo ouro, 120 ml de essência de baunilha, a mistura de farinha com açúcar e mexa sem parar com uma colher de pau até ficar com textura mole (como polenta) por cerca de 7 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.
Montagem:
Abra a massa bem fina (reservada acima) usando um cilindro.
Com uma faca corte em tiras e em seguida enrole cada tira de massa no canudo de inox especial para cannoli. Depois frite em óleo quente até dourar. Retire os canudos e escorra em uma peneira. Quando a massa esfriar, retire o canudo (o canudo de inox se solta naturalmente depois de frio). Com uma faca larga ou colher, recheie os cannoli com o creme de baunilha (reservado acima), salpique açúcar e sirva em seguida.
Dica: para o recheio inteiro de chocolate adicione 200 g de chocolate em pó no recheio já pronto e quente e misture bem até ficar homogêneo.

Pizza de massa folhada
Receita por Ana Maria Braga
Ingredientes:
· Discos de massa folhada com 40 cm de diâmetro
Para a pizza marguerita:
· 1/2 xícara (chá) de molho de tomate
· 300 g de muçarela ralada
· 6 rodelas de tomate
· 20 folhinhas de manjericão
Para a pizza calabresa:
· 1/2 xícara (chá) ou 100 g de molho de tomates
· 200 g de muçarela ralada
· 200 g de linguiça calabresa cortada em rodelas
· 1 cebola cortada em rodelas finas, escaldada em água por 15 minutos e temperada com orégano
Modo de preparo:
Numa fôrma de pizza enfarinhada (de 34 cm de diâmetro), coloque 1 disco de massa folhada de 34 cm de diâmetro. Coloque a cobertura de pizza de sua preferência e leve para assar em forno preaquecido a 200 ºC por 30 a 35 minutos.

Entrevista o responsável da paroquia Miguel Eduardo Dias:
Comments