top of page

6 lugares que trazem a magia do cinema para São Paulo

  • Foto do escritor: Anhembi Digital
    Anhembi Digital
  • 4 de dez. de 2018
  • 5 min de leitura

Por Kalel Adolfo e Luciana Freitas


São Paulo proporciona riqueza quando o assunto é imersão em experiências cinematográficas que vão além das telas



Pessoas assistindo a um filme no cinema (Reprodução/Shutterstock)

O cinema é capaz de nos transportar para novas realidades. Por meio das técnicas que configuram uma narrativa audiovisual, somos convidados por algumas horas a observar as mais fantásticas histórias, que invocam as mais diversas emoções dentro de nós.


E para quem deseja ter uma experiência ainda mais imersiva no mundo cinematográfico, é possível potencializar a vivência da sétima arte por meio de lojas, lanchonetes e cinemas de rua que homenageiam os grandes clássicos e materializam os sonhos de todo cinéfilo.


Veja a seguir, sete lugares que mantém nosso espírito cinematográfico vivo em São Paulo:


Para curtir a sétima arte em grande estilo:


1. Cinesesc Augusta

Localizado em uma das regiões mais movimentadas de São Paulo, o Cinesesc tem foco em produções independentes, fugindo do circuito comercial de redes como o Cinemark e Playarte.


Inaugurado em setembro de 1979, o local permanece sendo uma referência em cultura cinéfila há décadas. Seja por meio de mostras cinematográficas, cursos e exibições de filmes estrangeiros que estão ausentes do mainstream, o Cinesesc é um prato cheio para quem busca uma maior imersão em obras audiovisuais reflexivas e distantes do olhar público.


Este ano, o Cinesesc foi um dos estabelecimentos que exibiu produções da 42ª Mostra Internacional de Cinema. Por conta disso, o local montou um espaço de realidade virtual, onde os visitantes podem por quase uma hora, viajar para mundos extraordinários.


Na chamada Chalkroom (“Sala de Giz”), criada por Laurie Anderson, o público é convidado a mergulhar na obra, entre palavras e desenhos. A visitação inclui uma experiência imersiva com óculos de realidade virtual. Mas corra, a atração termina no dia 16 de dezembro!




Endereço: R. Augusta, 2075 – Cerqueira Cesar

Horário de atendimento: Segunda a domingo – 13h15 as 21h30


2. Caixa Belas Artes

Se você vive há um tempo em São Paulo, já deve saber que o Caixa Belas Artes tem muita história. Desde sua inauguração em 1956, o local vem replicando o glamour dos grandes cinemas de rua das décadas passadas, que hoje estão praticamente extintos.


O local já passou por um fechamento em 2011, abrindo suas portas novamente apenas em 2014, quando a Prefeitura de São Paulo e a Caixa Econômica Federal possibilitaram a reinauguração do estabelecimento.


E desde então, o cinema vem inovando não apenas em sua programação que conta com títulos nacionais, estrangeiros e comerciais, como também na experiência que propõe aos frequentadores.


Mensalmente, o estabelecimento realiza um evento chamado “Noitão”, onde exibe uma maratona de três filmes durante a madrugada, com os mais variados temas. Com isso, o público pode realizar novas amizades e conhecer fãs da sétima arte para debater sobre cinema a noite inteira.


O local possui salas aconchegantes, atmosfera hollywoodiana e decoração vintage, ao ter suas paredes cobertas por cartazes de filmes clássicos. Se você quer redefinir sua conexão com o cinema, o Caixa Belas Artes é o local certo.


Endereço: R da consolação, 2423 – Consolação

Horário de funcionamento: Variado


3. Cinemateca

Inaugurada em 1946, o local visa estimular o estudo, preservação e divulgação das produções cinematográficas no Brasil. Mesmo com seu incêndio em 2016 que resultou na perda de milhares de obras audiovisuais, a Cinemateca continua mantendo os moradores de São Paulo encantados com suas programações que homenageiam países e diretores que normalmente não possuem tanta visibilidade entre as massas.


Até o dia 5 de dezembro, o cinema está realizando uma mostra de cinema polonês. Inusitado, não é mesmo? Portanto, se a sua ideia for dar um passeio na história do audiovisual e de quebra conhecer produções artísticas diferenciadas, a Cinemateca é o lugar certo.


Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207

Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 18h


Para os amantes de cinema e comida


4. Big Kahuna Burger

Essa dica é para os amantes de Pulp Fiction, filme escrito e dirigido por Quentin Tarantino. Localizado no bairro dos Jardins, o Big Kahuna Burger foi inaugurado em 2013 pelo empresário Renato Veras Jr.


Quem é fã de Pulp Fiction logo se identifica com o local que, além de levar o nome da lanchonete citada no filme, também possui decoração e cardápio inspirados na obra de Tarantino.


Experimentamos o hambúrguer carro chefe da casa chamado Big Kahuna Burger e adoramos! O tamanho de 140 gramas é mais do que suficiente para te deixar satisfeito. A porção de batatas fritas tradicionais é super bem servida.



Kalel comendo hambúrguer no Big Kahuna (Imagem por: Luciana Freitas)

Apesar de a maioria de seus hambúrgueres serem regados a muito bacon, eles também possuem opções veganas!


Para quem quiser saber mais, a lanchonete possui o menu completo no site. São inúmeras as opções de hambúrgueres, sobremesas e acompanhamentos!

Cardápio do Big Kahuna (Foto por: Luciana Freitas)

Eles fazem entrega delivery, mas o legal mesmo é comer por lá mesmo e apreciar a atmosfera única do local.

Ambiente interno do Big Kahuna (Foto por: Kalel Adolfo)

Parte interna e externa do Big Kahuna (Foto por: Luciana Freitas)

Paredes do Big Kahuna (Foto por: Kalel Adolfo)

Fiquem também ligados no instagram deles (/bigkahunaburger) para não perder nenhuma novidade!


Endereço: Alameda Lorena, 53, Jardim Paulista, São Paulo – SP

Horário de Atendimento Delivery

Terça, quarta, quinta, sexta: 11h30m – 16h / 19h – 23h45m

Sábado, domingo e feriados: 13h30m – 23h45m

Segunda: Fechado


5. Jetis Burger e Grill

Outra opção de lanchonete temática é a Jetis Burger, inspirada no filme Star Wars. A princípio, o restaurante, inaugurado em 2015, chamava-se Jedi’s Burger, porém, em decorrência de problemas com direitos autorais, o estabelecimento teve que trocar de nome.

A lanchonete também teve que trocar a decoração que levava imagens do filme, mas mantém a temática espacial, o que torna o local ainda bem bacana para os amantes de filmes de ficção.


Para quem gosta de colecionáveis:


6. Toyshow

Visitamos uma das maiores lojas de colecionáveis da América Latina, a Toyshow. Quem gosta de action-figures e outros itens de colecionador, este é o local correto!


Lá você também encontra quadrinhos, brinquedos, miniaturas, os queridinhos Funko Pop, camisetas, acessórios e diversos itens de decoração, inclusive para festas de aniversário!

Objetos comercializados na Toyshow (Foto por: Luciana Freitas)

Na Toyshow, adultos e crianças tem a chance de desfrutar do mesmo mundo: do cinema e das séries. Localizada no bairro dos Jardins desde 2012, a loja surgiu a partir do incentivo da antiga empresa de tecnologia do empresário Victor Jacques, dono da loja.


Segundo Victor, a Toyshow é voltada para os verdadeiros amantes do cinema e televisão, que se dispõem a pagar um pouco mais caro pelo produto porque para eles aquele item possui um valor mais emocional do que puramente econômico.


Para promover a loja e atrair cada vez mais o público cinéfilo nerd, Victor realiza diversos eventos no local. Por mais de uma vez trouxe dos EUA uma réplica do famoso carro Dellorean do filme “De Volta para o Futuro”, e até mesmo a réplica do carro do Batman.


A loja também aposta nas vendas pela internet por meio de seu site oficial, onde você pode encontrar diversas promoções.


Se estiver passando pelos arredores dos Jardins, não deixe de conferir a loja. Mas leve dinheiro, pois você com certeza não conseguirá sair de mãos vazias!


Endereço: R. Pamplona, 1135 - Jardim Paulista

Objetos com temática cinematográfica (Foto por: Kalel Adolfo)


 
 
 

Comments


bottom of page