top of page

Gostinho de Havaí

  • Foto do escritor: Anhembi Digital
    Anhembi Digital
  • 27 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

O Poke, uma das comidas mais procuradas no momento, é um prato típico havaiano que entrou no gosto dos brasileiros

Por: Izabela Curia, Mariana Lima e Natália Monteiro


Poke com batatas, cenoura e salmão grelhado. / Foto: Mariana Lima

Já pensou em dar um pulinho no Havaí sem sair do Brasil? Muito parecido com a comida japonesa - resultado da proximidade das duas ilhas -, o poke - “cortado em pedaços” no dialeto local - é servido em uma tigela com diversas opções de ingredientes, entre eles arroz branco ou integral, peixes e frutas. Para adaptar-se ao paladar brasileiro, foram incluídos alguns temperos, como cebolinha, e a opção de peixes grelhados, uma vez que nem todos os consumidores são acostumados a comer pratos crus.


Desde que chegou ao Brasil em 2016, o poke tem chamado a atenção não só de clientes, mas especialmente de empreendedores. O número de rede de franquias especializadas em poke já chegou a dez no país, e o poke tem sido cada vez mais oferecido nos restaurantes japoneses que já existiam.

Beatriz Mendes, brasileira que atualmente vive na Califórnia e apaixonada pelo Havaí, afirma que não encontrou poke com facilidade na terra do surf. “Perguntei sobre restaurantes típicos que servissem poke aos habitantes locais e eles não sabiam me informar. O poke é vendido apenas em alguns lugares, junto com outros pratos”, conta ao visitar o estado americano. A respeito dos ingredientes, ela afirma que a variedade de peixes no Havaí é maior em relação aos outros lugares.

O poke caiu no gosto dos paulistanos, mas as experiências com esse prato não agradaram a todos com unanimidade. Marilda Silva, 60, considerou a comida havaiana sem graça e sem tempero. “Não oferece nada de original. Eu esperava por outra coisa”, lamenta. No entanto, Clara Ciarcia, 76, se apaixonou pelo prato desde a primeira experiência: “É uma comida muito leve, fresca e saudável. A opção de colocar muitas frutas valoriza o prato”.


A semelhança com a comida japonesa é indiscutível. Geograficamente próximo ao Japão, o Havaí sofreu forte influência gastronômica japonesa ao longo do tempo. Devido ao fato de ser um arquipélago, a alimentação à base de peixes e frutas é a dieta principal dos habitantes das ilhas. Além dos ingredientes - arroz e peixes crus -, o hashi também é utilizado ao consumir o prato, assim como no Japão.


Em entrevista à SAÚDE, da editora Abril, a nutróloga Liliane Opperman afirma que o prato tem “inúmeros nutrientes, como o ômega-3, que ajuda principalmente no sistema cardiovascular”.


Além de saudável, o preparo do poke é prático e pode ser feito em casa. Confira abaixo o passo a passo da receita:


INGREDIENTES

200 g de salmão fresco (cru ou grelhado)

1 colher de sopa de cebola roxa picada

1 colher de sopa de cebolinha fresca

1 colher de chá de gergelim

Frutas picadas de sua preferência (sugestões: abacaxi, manga, morango, kiwi)

½ xícara de arroz integral ou branco


MODO DE PREPARO

Corte o salmão em cubos e misture com a cebola, a cebolinha e o gergelim. Por último, adicione as frutas picadas e sirva em cima do arroz em um bowl. Se desejar, acrescente molho shoyu light a gosto.

Confira mais 11 receitas de poke para serem preparadas dentro de casa, e se preferir consumir o prato em um restaurante, pesquise unidades próximas a você!


 
 
 

Comments


bottom of page